quinta-feira, 8 de abril de 2010

Esclarecimento

Todos quantos ergueram este projecto, desde o seu início na Unidade Pastoral de Sintra até à sua conversão em projecto da Vigararia VI, sempre pretenderam mostrar total transparência em todo e qualquer momento desta caminhada que culminará no dia 16 de Maio.

Assim, surgiu este blogue, meio preferencial de passagem de toda a informação para os paroquianos, quer desta Vigararia quer da Paróquia do Monte, para os seus Párocos e para todos quantos a este blogue acedam. Pretendemos que todos saibam, a cada momento, as diligências efectuadas, os fundos angariados e os eventuais percalços no caminho.

Ficou, também desde o início, definido que se abriria uma conta num banco onde a Paróquia do Monte tivesse também conta (neste caso, o BANIF). A abertura da conta fez-se, por comum acordo, com representantes de 3 das Paróquias da Vigararia, indicados pelos respectivos Párocos. Assim, o P. António (UPS) indicou a Mafalda Pedro, o P. João (Algueirão) indicou a Alda Lucas e o P. Carlos (Rio de Mouro) indicou a Lina Serra. À agência do BANIF de Mem Martins foi devidamente explicado o projecto, tendo sido referida a sua data de término e a forma como quereríamos movimentar os fundos para a conta da Paróquia do Monte, sem cheques e sem cartões "multibanco" ou de "crédito". Seriam feitos movimentos ao balcão ou via internet.

Após o primeiro fim-de-semana de actividade, já com uma quantia considerável angariada, contactado o P. Giselo que informou da necessidade urgente dos fundos chegarem urgentemente à Madeira, tomámos as diligências necessárias para proceder à transferência. Fomos, então, surpreendidos com a informação da referida agência do banco que só se poderia, via internet, movimentar 1000€ em cada dia. Na altura havia 16.000€ e demoraríamos 16 dias.

Assim, fez-se uma deslocação ao referido balcão para efectuar a transferência. Nova surpresa: mesmo com todas as explicações dadas pelas nossas "tesoureiras", a conta no banco tinha sido aberta como "conta conjunta", obrigando à presença das 3 ao balcão para a transferência e impedindo a transferência via internet. Após algumas informações contraditórias prestadas por pessoas diferentes da agência, nova papelada para preencher, novas deslocações, transformação da "conta conjunta" em "conta solidária" e, desde esta manhã que, finalmente, pudemos efectuar a primeira transferência ao balcão. As restantes deverão ser feitas via internet, a menos que se angarie uma quantia considerável num fim-de-semana que justifique a deslocação ao balcão.

Toda esta equipa de gente boa, capaz de se unir por uma nobre causa, empenhados na ajuda concreta às pessoas, nossas irmãs na fé, que sofrem na pele a tragédia de Fevereiro passado, com a confiança dos seus Párocos e Bispo, pretendem continuar esta campanha com força e ânimo, com a ajuda do nosso bom Deus e com total transparência para bem da união da nossa Vigararia!

Assim, imperava prestar este esclarecimento a todos quantos nos visitam.

Bem hajam todos os que nos ajudam a "Agarrar a Madeira!"!